As bombas de água, presente nos mais variados projetos entre os quais se destacam abastecimento de uma área rural, ou doméstica, irrigação, pressurização, piscinas e hidromassagem ou a drenagem de locais alagados onde sua principal função é transferir água de um lugar para o outro.
Os modelos de bombas mais utilizados são: periféricas, monoestágio, multiestágio, injetoras, autoaspirantes, autoescorvantes, submersíveis, submersas, entre outros termos adotados pelos fabricantes para produtos.
Os componentes que consideramos mais importantes são: carcaça ou voluta, rotor/impulsor e os componentes de vedação (normalmente selo mecânico).
Em uma aplicação, é fundamental determinar o cálculo da Altura Manométrica Total (AMT), medido em MCA (metros de coluna d'água).
Para facilitar o dimensionamento em aplicações residenciais, onde a precisão do desempenho hidráulico não é fundamental, os cálculos podem ser simplificados, considerando somente o desnível geométrico total (altura de recalque e altura de sucção). As perdas de carga para a tubulação desde a válvula de pé até o reservatório no recalque são consideradas como uma margem de segurança de +10% na AMT. Encontrada, conforme a fórmula AMT=[Hr+(Hs)]+comprimento, tubulação x 10%. É fundamental a experiência para perceber se a distância da instalação é significativa, ou saber se o modelo de bomba selecionado tem flexibilidade na faixa operacional, que é o intervalo de pressão e vazão da bomba onde o motor não terá problemas de sobrecarga ou a bomba entrar em processo de cavitação.
A Leomar Bombas agradece a sua atenção está a disposição para dúvidas e esclarecimentos.
As melhores marcas de bombas d'água estão aqui.
Schneider, Dancor, Thebe, Grundfos, Ebara, Leão e muito mais.